PAP - Empilhador Telecomandado (Empilhabot)

Friday, June 02, 2006

MT8870 – Descodificador DTMF:

A placa do descodificador é constituída pelo receptor de FM e pelo descodificador DTMF (Dual Tone Multi-frequency). O circuito integrado utilizado na descodificação do sinal emitido pelo comando é denominado MT8870 e é fabricado pela “Zarlink”, cuja pinagem se encontra na imagem seguinte:

Depois de receber os tons DTMF na entrada, eles são então descodificados num código hexadecimal, nas saídas do circuito integrado(Q1,Q2,Q3,Q4).
Vamos tomar como exemplo o dígito “1”, como referido anteriormente na explicação do sistema DTMF.
Ao pressionar esse dígito são geradas as seguintes frequências, de 770 e de 1336 MHz.
Depois dessas frequências entrarem no CI, são separadas as baixas das altas frequências, passam por um detector e por um conversor, a junção das duas saídas é representada num código hexadecimal, que depois convertido a partir do dígito “1” em decimal, irá dar 0001 em binário.

Mas para que os níveis altos sejam “visíveis”, é necessário que o terminal TOE esteja colocado a nível alto, pois como se pode observar no esquema, este terminal controla o ganho dos quatro buffers que se encontram a seguir à latch interna.
Porém aqui, foi feita uma pequena adaptação ao circuito normal de utilização, e que diz respeito a este terminal, o TOE, que por norma costuma ser sempre colocado a nível alto pela linha de alimentação do C.I., como se pode constatar na imagem do circuito de funcionamento geral.

No esquema em cima assinalado, temos o receptor de FM, o descodificador DTMF, junto de mais um desmultiplexer de 4 para 16. A função deste demultiplexer é receber os 4 bits provenientes do descodificador, e aplicar nas suas saídas o bit correspondente.Tomando por exemplo o dígito 1, visto anteriormente vamos ver como tudo se desenvolve. Com a descodificação do dígito 1 o descodificador DTMF (MT8870) irá ter na sua saída o código binário 0001, que por sua vez está ligado a um desmultiplexer, denominado 74154. Este irá colocar na sua saída o número 1 a nível baixo visto que todas as saidas do circuito integrado são negadas internamente, estando normalmente a nível alto. Por isso como a saída está negada a nível baixo e todas as outras estão a nível alto utilizou-se portas inversoras em cada saída utilizada. Assim, ao executarmos uma função, por exemplo, colocar o veículo em marcha para a frente, que por acaso corresponde ao dígito 1, o 74154 põe um nível baixo na saída número 1, a porta inversora correspondente nega-a e envia um nível alto para a ponte – H, pondo o veículo em marcha.

Placa de circuito impresso e disposição dos componentes:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home