A placa será composta por três pontes-H.
Neste projecto todos os motores são de corrente contínua. São motores faceis de arranjar.
Para controlar o sentido de movimentação do veículo e a principal função do empilhador que é o elevador foi utlilzado um método muito fácil para inverter a rotação dos motores, sem inverter as ligações dos mesmos.
Utilizou-se um circuito chamado “H-bridge”, isto é, ponte – H.
O esquema do circuito é o seguinte:
Para entender melhor o circuito, vamos considerar a rotação do motor para a direita. As setas representadas no circuito vão-nos mostrar os sentidos das correntes no circuito.
Ao alimentar o circuito, vai fluir uma corrente do emissor T1 para a sua base, que por sua vez irá fornecer tensão ao terminal do colector do transístor T3 por meio de uma resistência limitadora de corrente de 330Ω
Como este transístor se encontra na configuração de seguidor de emissor, basta que lhe seja aplicado um nível alto na base, cerca de 5V, para que polariz e conduza a corrente eléctrica
Essa corrente eléctrica seguirá pelo emissor T3, que por sua vez alimenta a base de T2.
Nessa altura, T1 já se encontra em condução, visto que já passe corrente da base para o colector de T3.
Como T1 já se encontra em condução, existe tensão no motor e no colector de T2, que fecha o circuito para a massa.
Para pôr o motor a rodar no sentido inverso, é só preciso aplicar um nível alto na base do outro 2N2222 (T6), e o circuito estará a fornecer corrente no sentido contrário.
Neste circuito só se poderá fornecer um nível alto de cada vez, para cada sentido. Porque ao fornecer um nível alto nos dois transístores T3 e T6 (2N2222), todos os transístores irão polarizar e a corrente fluirá directamente à massa, o que irá originar um curto-circuito.
Como podemos ver na tabela, só se pode fornecer um nível alto de cada vez.
Portanto este será o circuito que controlará o sentido dos motores para a movimentação do empilhador, subir e descer o elevador do veículo.
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